Reforma Tributária deve dificultar compra e construção de imóveis no Brasil.

01 de julho de 2024

Representantes do mercado imobiliário debateram o impacto da reforma tributária no setor em evento promovido pela Lide, na sexta-feira 28, em São Paulo. Empresários e especialistas acreditam que a reforma deve dificultar a compra e a construção de imóveis.

O setor estima que será necessário um aumento de 15% no preço dos imóveis para cobrir a nova carga tributária. Segundo um estudo da Frente Parlamentar da Habitação e do Desenvolvimento Urbano Sustentável, a reforma pode elevar em 10% o valor de compra dos imóveis e afetar os aluguéis mais do que dois anos de inflação controlada.

“O brasileiro já tem dificuldade de comprar imóvel hoje; se nós aumentarmos o preço para atender à alíquota que foi proposta, será preciso reduzir a atividade”, avaliou Luiz França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). “Espero que eles cheguem com o número correto, para que a gente não precise discutir no Senado”.

Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter.

Vejo você lá!

FONTE: Revista Oeste.

Espaço Pet: nova tendencia de projetos no Brasil

28 de junho de 2024

A crescente importância dos animais de estimação na vida dos brasileiros está moldando o mercado imobiliário, conforme aponta uma pesquisa da consultoria Brain Inteligência Estratégica. A chamada petmania, uma das principais tendências para o setor nos próximos anos, reflete o aumento do número de pets e a demanda por infraestrutura e comodidades voltadas para eles.

Em 2022, o Brasil tinha 168 milhões de pets, segundo levantamento da Euromonitor. Esse número impressionante, apenas 38 milhões a menos que a população humana do país, chamou a atenção das incorporadoras. Agora, espaços exclusivos para o bem-estar dos bichinhos, como pet places e pet cares, são essenciais nos novos projetos.

Os espaços para pets estão sendo são integrados ao design dos prédios, projetados em parceria com os times de paisagismo.

A legislação brasileira assegura aos cidadãos o direito de manter animais em casa ou apartamento, desde que isso não atrapalhe ou coloque em risco a vida de outros moradores. O proprietário deve manter o animal próximo ao corpo, utilizando uma guia curta nas áreas comuns do prédio, garantindo a segurança de todos.

Esta nova realidade do mercado imobiliário brasileiro demonstra que os pets não são apenas aceitos, mas bem-vindos, com espaços pensados especialmente para eles, refletindo uma mudança significativa nas prioridades dos compradores e locatários de imóveis.

Quer continuar atualizado sobre o mercado imobiliário? Então se inscreva na nossa Newsletter.

Vejo você lá!

Informações retiradas de O Globo